quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Gerd Muller, o "Bombardeiro" alemão

Gerd Muller é o homem de quem se fala por estes dias, não por aquilo que possa fazer, mas sim, por aquilo que fez no passado, uma vez que lhe pertence o recorde de golos marcados num ano civil, ao todo, o "Bombardeiro" marcou 85 golos durante o ano 1972, repartidos pelo Bayern de Munique e pela seleção da Alemanha Ocidental.
E é este recorde que está a dar que falar, porque hoje, Lionel Messi pode igualar a marca do alemão, que se julgava impossível de alcançar, e o convidado especial pode ser o Benfica, que esta noite joga em Camp Nou a sua continuidade na liga milionária.
Mas voltando a Muller, este foi um dos avançados mais temidos dos anos 70, com uma facilidade em marcar golos, que ainda hoje o colocam como o melhor marcador de sempre da seleção alemã, pela qual tem uma impressionante marca de 68 golos em 62 partidas (média de 1,1 golos por jogo). Também no Bayern, clube que representou durante 15 anos, deixou a sua marca, ajudando o colosso alemão a voltar aos títulos e assumir-se como um dos grandes do futebol europeu. Só na Bundesliga, ainda hoje detém três recordes: melhor marcador numa única edição, com 40 golos; mais vezes coroado como melhor marcador, sete; e melhor marcador de sempre da competição, com 447 golos em 453 jogos. É ainda o segundo melhor marcador de sempre em fases finais de mundiais, com 14 golos, e igualdade com o também alemão Miroslav Klose, e atrás do brasileiro Ronaldo, com 15 golos marcados.
Este impressionante registo de golos, permitiram-lhe conquistar inúmeros títulos, coletivos e individuais, dos quais se destacam o Europeu de 1972 e o Mundial de 1974. Conquistou quatro títulos alemães, quatro taças, uma Taça das Taças, uma Taça Intercontinental e três Taças do Campeões Europeus consecutivas, ao serviço do clube da Baviera. A nível individual, foi galardoado com a Bola de Ouro em 1970, e arrecadou duas Botas de Ouro, nos anos de 1970 e 1972.







 


Sem comentários:

Enviar um comentário