Andebol

Mundial de Andebol 2013

Espanha campeã mundial, Croácia fica com o bronze


Espanha vs Dinamarca (REUTERS)A seleção espanhola venceu a Dinamarca, por 35-19, no Palau Saint Jordi, em Barcelona,  e conquistou o segundo título mundial da sua história. Sterbik e Canellas, estiveram em destaque do lado espanhol, enquanto do lado dos nórdicos, Jannick Green, com dez defesas, evitou uma derrota ainda maior. A Espanha sucede à França, vencedora das duas últimas edições, e conquista o segundo título, depois de 2005, na Tunísia. No jogo do 3º e 4º lugar, a Croácia derrotou a Eslovénia, por 31-26, e subiu ao último lugar do pódio. Duvnjak e Cupic, com oito golos cada, estiveram em evidênvia no lado croata. Com o quarto lugar alcançado, a Eslovénia obtém a melhor classificação de sempre em mundiais.

Final:
Espanha 35-19 Dinamarca

3º/4º lugar:
Croácia 31-26 Eslovénia



Espanha e Dinamarca na final do Mundial


A anfitriã Espanha e a campeã europeia Dinamarca carimbaram o passaporte para a final de campeonato do mundo de andebol, depois de derrotar Eslovénia e Croácia, respetivamente. Na primeira meia-final do dia, a Espanha contou com a inspiração do guarda redes Sterbik, que com dez defesas, foi crucial no triunfo de nuestros hermanos, por 26-22. Do lado esloveno, Dolenec, com 6 golos, foi o mais inconformado. Na outra meia-final, a Dinamarca venceu a Croácia, por 30-24. Landin, com dezasseis defesas, e Eggert, com nove golos, foram os destaques da formação nórdica, enquanto do lado croata, Bicanic bem se esforçou, mas os seus seis golos foram insuficientes para contrariar a superioridade dinamarquesa. A eslovenos e croatas, resta agora a disputa pelo terceiro lugar do pódio.

Jogo 3º/4º lugar
Eslovénia - Croácia, dia 26, às 18h

Final
Espanha - Dinamarca, dia 27, às 16:15h




Quartos-de-final

Já são conhecidos os semi-finalistas de mais uma edição do campeonato do mundo de andebol. Espanha, Eslovénia, Dinamarca e Croácia vão lutar entre si pelo ceptro mundial. Na primeira partida dos quartos-de-final, a Eslovénia venceu a Rússia, por 28-27, e manteve a invencibilidade na prova. No duelo entre Espanha e Alemanha, foram os espanhóis a levar a melhor (28-24), mantendo vivo, o sonho de repetir o título conquistado na Tunísia, em 2005. Quem também segue em frente, é a campeã europeia Dinamarca, que venceu a Hungria, por 28-26. No último jogo dos quartos-de-final, talvez a maior surpresa da prova, até ao momento. A toda poderosa França, bicampeã mundial em título e campeã olímpica, caiu aos pés da Croácia, por 30-23, e está assim afastada da competição.

Meias-finais (sexta, dia 25):
Espanha - Eslovénia
Dinamarca - Croácia



Oitavos-de-final

Estão definidos os jogos dos quartos-de-final do mundial. A Espanha derrotou a Sérvia, por 31-20, e marcou encontro com a Alemanha, nos quartos-de-final. A Eslovénia terminou com o sonho do Egipto, vencendo por 31-26, enquanto Hungria (27-19 à Polónia), e Croácia (33-24 à Bielorússia) também carimbaram o passaporte para a próxima ronda do torneio.

Jogo dos quartos-de-final:

Espanha - Alemanha
Rússia - Eslovénia
Dinamarca - Hungria
França - Croácia


Domingo, 20 de Janeiro
Começaram hoje os oitavos-de-final do Mundial 2013, que decorre em Espanha. No primeiro jogo do dia, a Alemanha bateu a Macedónia, por 28-23, e espera pelo vencedor do jogo entre Espanha e Sérvia. A Rússia sentiu muitas dificuldades para derrotar o Brasil e garantir presença nos quartos-de-final. Os sul americanos cederam apenas por um golo (27-26), e deixaram uma boa imagem neste torneio. Quem também assegurou presença na próxima fase, foi a campeã europeia Dinamarca, que não sentiu dificuldades perante a Tunísia (30-23), e espera agora pelo vencedor do jogo entre Hungria e Polónia. Por último, a França derrotou a Islândia, por 30-28, e continua a sonhar com a revalidação do título.

Resultados:
Alemanha 28-23 Macedónia
Rússia 27-26 Brasil
Dinamarca 30-23 Tunísia
França 30-28 Islândia

Jogos de amanha: Espanha - Sérvia; Eslovénia - Egipto; Hungria - Polónia; Croácia - Bielorússia




Fase de grupos

Está completa a fase de grupos do mundial de andebol 2013, com a realização dos jogos referentes aos grupos C e D.
No grupo C, Bielorússia e Polónia, não tiveram dificuldades para vencer Arábia Saudita e Coreia do Sul, respetivamente. Num jogo mais equilibrado, a Eslovénia derrotou a Sérvia, por 33-31, e terminou invicta a fase de grupos (5jogos, 5 vitórias, 10 pontos). Polónia, Sérvia e Bielorússia acompanham a Eslovénia nos oitavos-de-final.
No grupo D, num jogo sem história, o Egipto derrotou a frágil Austrália, por 39-14, e assegurou presença na fase final. A Hungria venceu a Argélia (29-26), e no jogo grande do dia, a Croácia superiorizou-se à anfitriã Espanha, por 27-25, e conquistou o primeiro lugar do grupo. Croácia, Espanha, Hungria e Egipto seguem em frente.


5ª jornada

Começou a última jornada da fase de grupos do mundial, com os jogos dos grupos A e B a realizarem-se hoje, enquanto os grupos C e D terminam no dia de amanha.
No grupo A, a Tunísia derrotou a Argentina, por 22-18,e no jogo grande do dia, a Alemanha derrotou a campeã mundial e olímpica França (32-30). Franceses e alemães terminaram o grupo com 8 pontos cada. No último jogo do dia, o Brasil venceu Montenegro (26-25), deixando a turma dos balcãs no último lugar do grupo, sem qualquer ponto conquistado.
No grupo B, a Islândia não teve dificuldades em derrotar o Catar (39-29), assim como a Rússia, que venceu o Chile, por 36-24. Os sul-americanos não conquistaram qualquer ponto. No último jogo do grupo, a campeã europeia Dinamarca, venceu a congénere da Macedónia, por 33-30, e terminou o grupo em primeiro lugar, com 10 pontos (5 jogos, 5 vitórias).
Amanha disputam-se os jogos dos grupos C e D, com destaque para o Eslovénia - Sérvia, e para o Espanha - Croácia.




4ª jornada


No grupo A, o Brasil interrompeu a série vitoriosa da Tunísia, e bateu os africanos, por 27-22, resultado que deixa os sul-americanos ainda a sonhar com o apuramento. Alemanha (29-21, a Montenegro) e França (35-23, frente à Argentina) confirmaram o favoritismo. Destaque negativo para a seleção de Montenegro, que ainda não pontuou.
No grupo B, o encontro entre Macedónia e Rússia, terminou num empate a 29 golos, que deixa as duas equipas empatadas no segundo lugar do grupo, com 5 pontos cada. No duelo de nórdicos, a Dinamarca venceu a Islândia, por 36-28, e garantiu desde já o primeiro lugar do grupo. O Catar venceu o Chile, por 31-23 e conquistou os primeiros pontos no mundial.
No grupo C, a Eslovénia derrotou a Bielorússia pela margem mínima (27-26), enquanto a Arábia Saudita surpreendeu a Coreia do Sul, por 24-22, naquela que foi a primeira vitória dos sauditas.  No jogo grande do grupo, a Polónia venceu a Sérvia, por 25-24.
No grupo D, a Austrália voltou a demonstrar que não tem qualidade para disputar um mundial, ao ser goleada pela Argélia, por 39-15. Em quatro jogos, os "kangurus" marcaram apenas 52 golos. Num jogo equilibrado (14-14 ao intervalo), a Espanha levou de vencida a Hungria, por 28-22, e alcançou a quarta vitória, em quatro jogos. No último jogo do dia, a Croácia derrotou o Egipto, por 24-20, e juntou-se à Espanha nas equipas qualificadas para a próxima fase.


3ª jornada


No grupo A, a Tunísia confirmou o bom momento e derrotou Montenegro, por 27-25, ascendendo ao segundo lugar do grupo, enquanto a Alemanha (31-27 à Argentina) e França (27-22 ao Brasil) confirmaram o favoritismo e venceram os respetivos encontros.
No grupo B, a Rússia venceu o Catar (29-22) e a Islândia superiorizou-se à Macedónia, por 23-19. A Dinamarca "despachou" o Chile, por 43-24 e continua na frente do grupo.
No grupo C, Bielorússia e Sérvia venceram, respetivamente Coreia do Sul e Arábia Saudita, enquanto no jogo mais equilibrado do grupo, a Eslovénia levou de vencida a Polónia, por 25-24. Sérvia e Eslovénia partilham a liderança.
Por fim, no grupo D, o duelo africano entre Argélia e Egipto terminou numa igualdade a 24. A Croácia venceu a Hungria, por 30-21, e a anfitriã Espanha cilindrou a Austrália por uns expressivos 51-11, assumindo o primeiro lugar do grupo.



2ª jornada


No rescaldo do segundo dia da prova, o destaque vai para a derrota da Alemanha diante da Tunísia (25-23), e para o jogo entre candidatos, Dinamarca - Rússia, com a  vitória a sorrir aos nórdicos, por 31-27.
No grupo A, a França confirmou o favoritismo, e derrotou sem dificuldades a seleção de Montenegro (32-20), enquanto no duelo de sul-americanos, o Brasil superiorizou-se à Argentina, por 24-20. Alemanha cedeu perante a Tunísia, por 25-23. França segue na frente do grupo.
No grupo B, a Islândia derrotou o Chile, por 38-22, enquanto a Macedónia sentiu difuldades para levar de vencido o Catar (34-30). No jogo grande da noite, a campeã europeia Dinamarca venceu a Rússia, por 31-27, e segue no primeiro lugar.
No grupo C, Eslovénia e Sérvia derrotaram Coreia do Sul e Bielorrússia, respetivamente, enquanto a Polónia "atropelou" a Arábia Saudita, por 28-14. Eslovénia, Sérvia e Polónia seguem empatados na liderança.
Finalmente no grupo D, a anfitriã Espanha venceu o Egipto (29-24), enquanto a Croácia não teve dificuldades perante a Argélia (31-20). A Hungria aplicou a goleada da jornada, ao derrotar a frágil Austrália, por 43-13, e segue na liderança do grupo.






O francês Daniel Narcisse, do THW Kiel, foi eleito o Jogador Mundial do Ano pela Federação Internacional de Andebol. É o sexto atleta francês a ser distinguido com o prémio, depois de Jackson Richardson, Stephane Stoecklin, Bertrand Gille, Nikola Karabatic e Thierry Omeyer. Para além disso, é o quarto jogador do Kiel a ganhar o prémio, desde a sua criação em 1988, o que demonstra bem o poderio da equipa alemã. Em 2012, Narcisse conquistou o Ouro Olímpico em Londres, com a seleção francesa, Liga dos Campeões, campeonato e taça da Alemanha, ao serviço do Kiel.
"Air France" bateu a concorrência com 25% dos votos, deixando o dinamarquês Mikkel Hansen (vencedor em 2011) no segundo lugar, com 21%, enquanto na terceira posição registou-se uma igualdade entre Kim Andersen (Suécia), Filip Jicha (Rép. Checa) e Julen Aguinagalde (Espanha), todos com 18%.

No quadro feminino, Alexandra do Nascimento, tornou-se a primeira brasileira a conquistar o prémio de Jogadora Mundial do Ano. A jogadora do Hypo Niederösterreich, da Áustria, arrecadou 28% das intenções de voto, enquanto Heidi Loke (Noruega) e Bojana Popovic (Montenegro) dividiramo segundo posto, com 24%. Grande conquista para o desporto brasileiro.

Lista completa dos vencedores:
Quadro Masculino
1988 Veselin Vujovic YUG
1989 Jae-Won Kang KOR
1990 Magnus Wislander SWE
1994 Talant Dushebajew RUS
1995 Jackson Richardson FRA
1996 Talant Dushebajew ESP
1997 Stephane Stoecklin FRA
1998 Daniel Stephan GER
1999 Rafael Guijosa ESP
2000 Dragan Skrbic YUG
2001 Kyung-Shin Yoon KOR
2002 Bertrand Gille FRA
2003 Ivano Balic CRO
2004 Henning Fritz GER
2005 Arpad Sterbik SCG
2006 Ivano Balic CRO
2007 Nikola Karabatic FRA
2008 Thierry Omeyer FRA
2009 Slawomir Szmal POL
2010 Filip Jicha CZE
2011 Mikkel Hansen DEN
2012 Daniel Narcisse FRA

Quadro Feminino
1988 Svetlana Kitic YUG
1989 Hyun-Mee Kim KOR
1990 Jasna Merdan-Kolar AUT
1994 Mia Hermansson-Hogdahl SWE
1995 Erszsebet Kocsis HUN
1996 O-Kyeong Lim KOR
1997 Anja Andersen DEN
1998 Trine Haltvik NEM
1999 Ausra Fridrikas AUT
2000 Bojana Radulovics HUN
2001 Cecilie Leganger NOR
2002 Chao Zhai CHN
2003 Bojana Radulovics HUN
2004 Anita Kulcsar HUN
2005 Anita Görbicz HUN
2006 Nadine Krause GER
2007 Gro Hammerseng NOR
2008 Linn-Kristin Riegelhuth NOR
2009 Alison Pineau FRA
2010 Cristina Neagu ROM
2011 Heidi Loke NOR
2012 Alexandra do Nascimento BRA

Sem comentários:

Enviar um comentário